GitHub Copilot

Um pequeno overview sobre o GitHub Copilot

No início de Julho eu recebi o acesso ao GitHub Copilot, e assim como no próprio site diz, ele é mais do que um autocomplete, ele utiliza o OpenAI Codex que é treinado com os códigos públicos e linguagem natural, ou seja, ele entende tanto código de programação quanto escrita humana.

Comparando ao Tabnine, o GitHub Copilot no momento tem suporte maior nas linguagens Python, JavaScript, TypeScript, Ruby, e Go e funciona atualmente apenas no VScode, enquanto o Tabnine já possui o suporte para mais de 30 linguagens e está disponível em 15 IDEs.

Hyper-V

Mas não pense que o GitHub Copilot não é bom, muito pelo contrário!! Nesses dias que eu venho testando ele eu vejo que tem se mostrado muito útil durante o desenvolvimento. E no momento atual ele está em estágio de Technical Preview, ou seja, ele está em fase de testes e ainda não está aberto para todo o público, apenas um limitado grupo de pessoas possuem o acesso a ele.

Caso você queira contribuir nestes testes você pode requisitar o acesso no site do GitHub Copilot, inclusive pode levar uns dias para você receber o status da solicitação. Após receber o acesso, você poderá instalar a extensão do GitHub Copilot que está disponível no Marketplace do VSCode, mas só conseguirá utilizar ela se você possuir o acesso. Além disso, ao fazer parte da comunidade você terá acesso ao fórum de discussão onde é possível pedir ajuda, enviar sugestões, reportar problemas, dar feedbacks em geral.

Valchan Octocat

E você? O que achou do GitHub Copilot? Já testou? Pretende testar?

Minha visão é bem positiva em relação ao GitHub Copilot, e acredito que ele não irá "roubar" os empregos dos desenvolvedores, mas sim será uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento dos projetos.

Comentários